Social

APOIO À CULTURA NACIONAL

Projeto Portinarifoto_04

Queiroz Galvão Exploração e Produção (QGEP) patrocinou algumas iniciativas do Projeto Portinari, dedicado a catalogar, preservar e divulgar a vida e a obra do pintor Candido Portinari (1903-1962), um dos maiores artistas brasileiros do século 20. Em fevereiro de 2013, foi lançado o portal do projeto na internet. Recursos multimídia são usados para apresentar reproduções de todas as obras do pintor, de maneira a incrementar a acessibilidade do material por parte de estudantes, professores e público em geral, em todo o país.

EDUCAÇÃO E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

CONHECIMENTO SOBRE ENERGIA EÓLICA EM ESCOLA MUNICIPAL DE CEARÁ-MIRIM (RN)CONHECIMENTO SOBRE ENERGIA EÓLICA EM ESCOLA MUNICIPAL DE CEARÁ-MIRIM (RN)

Com o objetivo de compartilhar informações sobre energia eólica e o funcionamento dos parques eólicos, além de buscar o bom convívio com comunidades próximas aos empreendimentos, a Queiroz Galvão Energia organizou, no último dia 23 de julho, uma palestra informativa para os estudantes do 3° ao 5° ano do Ensino Fundamental da Ilça Miranda Pacheco, localizada no município de Ceará-Mirim, Rio Grande do Norte.

O evento aconteceu em razão das comemorações pela emancipação da cidade e contribuiu para estimular o contato dos alunos com a energia eólica, que serviu como tema para exposição na feira de ciências local. Veja na íntegra >

PROJETO SOCIAL EDUCAR PARA PREVENIR EM CALDEIRÃO GRANDE – PIProjeto Social Educar para Prevenir em Caldeirão Grande do Piauí

Queiroz Galvão Energia (QG Energia) deu início a mais um importante projeto social: Educar Para Prevenir. O projeto atua na formação de profissionais da rede municipal, dentre professores, diretores de escolas, agentes comunitários de saúde, médicos, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, membros do Conselho Tutelar, bem como gestores das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, sobre temas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, assuntos sobre sexualidade, vulnerabilidades para DST/AIDS e gravidez precoce. A iniciativa, realizada em parceria com as secretarias de Saúde, Educação e Ação Social, e com a assessoria do Centro de Prevenção às Dependências do município, tem como foco a comunidade de Caldeirão Grande do Piauí, onde atualmente a QG Energia está construindo dois novos complexos eólicos, Caldeirão I e Caldeirão II, que, juntos, somam 144 aerogeradores e 388,8 MW de capacidade instalada. Veja na íntegra >

OFICINAS DE ESCUTA COM COMUNIDADE DE AMONTADA-CEOficinas de escuta com comunidade de Amontada (CE)

Nos últimos dias 10 e 12 de março, foram realizadas as Oficinas de Escuta, uma ação da QG Energia em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) de Amontada, no Ceará. Os eventos tiveram a finalidade de reunir informações junto aos moradores para serem utilizadas como subsídio na elaboração de materiais didáticos e pedagógicos. Esses recursos visam a facilitar a introdução e discussão, por meio de linguagem compreensível, de conteúdos relacionados a energia renovável, energia eólica, meio ambiente, dentre outros temas, contribuindo para aprimorar a qualidade do Ensino Fundamental. Essa ação de responsabilidade social faz parte de um amplo projeto desenvolvido pela Queiroz Galvão Energia, o PADE – Projeto Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável, no qual o ambiente escolar é um dos principais focos de atuação. Veja na íntegra >

foto_06Educação na Linha 4 do Metrô – RJ

No Rio de Janeiro, junto às atividades de construção da Linha 4 do Metrô, foram desenvolvidas várias atividades educacionais. O Projeto Histórias Cruzadas investiu na narração de histórias para crianças da comunidade da Cruzada São Sebastião. Batizado em homenagem a um consagrado escritor, o Projeto Rubem Fonseca promoveu a instalação de bibliotecas nos canteiros de obra, estimulando os colaboradores à leitura. Já o Programa Transferência de Conhecimento reuniu 62 funcionários, que receberam informações sobre a estratégia empregada na mobilização de um megaprojeto de infraestrutura do porte da Linha 4 – que envolve engenharia, logística, ações ambientais e de recursos humanos. E mais, com o Caia na Rede, foram promovidas atividades de inclusão digital e capacitação básica em informática para 120 pessoas. Finalmente, o programa Cruzando Fronteiras destinou-se a fornecer conhecimentos básicos de língua inglesa para os moradores do entorno das obras.

foto_07Viva Vôlei

Desde 2010, a Queiroz Galvão Exploração e Produção (QGEP) patrocina o Projeto Viva Vôlei, chancelado pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos participam do programa realizado em dois núcleos no Estado da Bahia: Campinhos e Canavieiras. O projeto emprega a prática do esporte não só como atividade física, mas também para contribuir com a redução da evasão escolar, o incentivo a hábitos saudáveis e o aprendizado de valores éticos e de cidadania.

foto_10Universidade Brasil-Angola

A parceria da Construtora Internacional com o Instituto Nacional de Estradas de Angola (Inea), concretizada na Universidade Brasil-Angola, criou condições para que 49 estudantes angolanos fizessem intercâmbio em instituições brasileiras, incluindo bolsa de estudos com moradia, ajuda de custo, passagens aéreas e apoio diplomático para a garantia de matrícula e documentação no Brasil.

Start typing and press Enter to search